Resumo dos livros da Bíblia - Rute

Graça, Paz e Alegria!


O nome feminino Rute é advindo do hebraico transliterado (com nossas letras) Ruth, que deriva da palavra transliterada Re’ut, que quer dizer “amiga”, sendo que por extensão também pode ser aplicado o significado de “companheira”. Também pode trazer a ideia de ‘aquela que é bela de se ver‘, não meramente por beleza física, mas principalmente por ser alguém com quem se pode contar e que agrada a companhia, o encontro, a amizade.

Rute foi uma moabita que viveu no período dos juízes, e que aparece como personagem principal do livro do Antigo Testamento que leva seu nome por ter se casado primeiro com Malom (Rute 4.10), filho de Noemi e Elimeleque, e depois da morte deste, seguindo na companhia de sua sogra que volta para a terra de Judá (Rute 1.7). Rute se casa com Boaz, que era um parente de Elimeleque, e pela lei judaica, um dos possíveis remidores de Noemi.

Os filhos de Elimeleque não deveriam ter se casado com mulheres moabitas (Deuteronômio 23.3-4). E mesmo diante disso, o Senhor muda a história de Noemi e Rute, uma moabita, se torna mãe do avô do rei Davi!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Que Deus continue abençoando!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
http://www.ministeriocompartilhando.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos diferentes - Viver o cristianismo - Amar ao Senhor - 2 - Discipulado

O ouvinte