Biografia dos Profetas - Reino do Norte - Elias (6)

Graça, Paz e Alegria!


O profeta Elias é um dos nomes mais conhecidos da Bíblia, citado tanto no Antigo quanto no Novo Testamentos. Possui um papel muito ativo em toda a narrativa bíblica. Viveu no século 9 antes de Cristo, durante os reinados de Acabe e Acazias, no reino do norte.

A Bíblia não revela nada sobre a vida pessoal e familiar do profeta. Sabemos apenas que ele era um tisbita que morava na terra de Gileade, a leste do Rio Jordão.

O ministério do profeta Elias está registrado nos livros de 1 e 2 Reis. Seu ministério começa sem muita introdução, e termina com a descrição de sua ascensão ao céu.

Elias profetizou numa época muito difícil da História do povo de Israel do ponto de vista religioso. No tempo de Elias, o reino do norte havia alcançado sua melhor posição econômica desde que havia ocorrido a separação do reino após a morte de Salomão. Mas espiritualmente, as coisas não iam bem, por conta da adoração a Baal.

O rei Onri procurou estabelecer boas relações com as nações vizinhas. Ele casou seu filho, Acabe, com Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônicos. Esse casamento trouxe essa questão espiritual conturbada para Israel, já que Jezabel era devota de Baal.

Nesse contexto turbulento de idolatria e paganismo, Elias foi chamado para servir como profeta de Deus, lembrando aos israelitas que eles eram o povo do Senhor!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Que Deus continue abençoando!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos diferentes - Viver o cristianismo - Amar ao Senhor - 2 - Discipulado

O ouvinte