Biografia dos Profetas - Reino do Norte - Elias (7)

Graça, Paz e Alegria!


Em 1 Reis 17, temos o registro, sem qualquer introdução ou maiores detalhes, do início das atividades do ministério do profeta Elias. Na ocasião, o profeta Elias anunciou que haveria uma grande seca, o que seria uma afronta a Baal, pois esse era o deus da fertilidade. Logo, tal seca representava um ataque direto à suposta capacidade desse deus de controlar as condições do tempo, gerando a dúvida a respeito de sua divindade.

Elias entrega a profecia e recebe recomendações divinas para se retirar para o oriente, escondendo-se junto ao ribeiro de Querite, onde Elias é sustentado milagrosamente! A água vinha do próprio ribeiro, e o pão e carne eram trazidos por corvos (1 Reis 17.2-6).

Mas a severa seca atingiu o ribeirão, que secou. Nesse momento Elias é instruído a ir até Sarepta. Lá ele seria sustentado por uma viúva (1 Reis 17.9).

Podemos imaginar que essa viúva seria uma mulher de poses, que o Senhor tocou seu coração e o profeta pode ter seu sustento tranquilamente. Mas não foi assim! Aquela viúva tinha um filho e quando o profeta a encontra, apanha alguns gravetos para fazer o que seria seu último pão, pois estava acabando o azeite e o trigo.

Elias pede o alimento e a viúva conta sua situação, revelando que já estava aguardando a morte mesmo. Mas o profeta garante que ela terá o sustento. Pede que faça o bolo para ele e que depois fizesse para ela e seu filho, e não faltaria o azeite nem a farinha acabaria até que a chuva voltasse a cair.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Que Deus continue abençoando!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos diferentes - Viver o cristianismo - Amar ao Senhor - 2 - Discipulado

O ouvinte