Somos chamados para ler a Bíblia

Graça, Paz e Alegria!


Vale a pena ler de novo

Mensagem enviada em 10/12/2008

Se permanecerdes no meu ensino, verdadeiramente sereis meus discípulos. Então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará - João 8.31b-32

Não tem como ser discípulo de Cristo sem conhecermos os Seus ensinamentos, nem tomarmos consciência do Seu amor e da Sua revelação na história humana. A Bíblia está para os cristãos assim como o mapa para o viajante. Ela é a história da relação de Deus com a humanidade, e nessa história, nos identificamos e achamos orientações para as circunstâncias que vivemos. João Wesley já dizia: “Meu fundamento é a Bíblia. Sim, sou intransigente a favor da Bíblia. Sigo-a em todas as coisas, grandes ou pequenas” (BURTNER, Robert W.; CHILES, Robert E., compiladores. Coletânea da Teologia de John Wesley, p. 20). Pessoalmente, procuro seguir o mesmo princípio. Sei que não devemos ser demasiadamente justos (Eclesiastes 7.16) e sei da minha limitação humana, como Paulo (Romanos 7.19). Mas tenho preocupação em buscar a base Bíblica para atitudes ou pelo menos alguma indicação que me dê uma resposta aproximada.

A Bíblia é o guia de todo cristão, nela ele deve meditar de dia e de noite (Salmo 1.2), quer dizer, sempre. Todos que desejam ser discípulos de Cristo – permanecer na sua mensagem, produzir frutos e testemunhá-lO, devem “devorar” este livro, estudá-lo seriamente, pois é verdade que liberta, exorta, instrui e traz esperança. Sua interpretação pode parecer complicada em alguns pontos, mas se estivermos dispostos a entender o que o texto diz e não tentar legitimar o que pensamos com base no texto, poderemos entender claramente. Quando tentamos legitimar o que queremos com um texto, cada pessoa pode ter sua própria interpretação e esta pode fugir completamente do texto. Logo, não é minha experiência que deve nortear a interpretação. Ela pode até ajudar, mas eu preciso entender o que o texto diz e não o que eu quero que ele diga. Quer no texto mesmo ou nas "entrelinhas", afinal muitos defendem posições que o texto não diz claramente, mas ainda assim, podem ser mais facilmente entendidas observando-se o contexto. Há quem queira inverter o contexto, dizendo que há várias possibilidades. Mas se deixarmos o Espírito nos guiar, veremos que o contexto é um apenas e que os outros são tentativas humanas de interferir na interpretação do texto. Muitos, lendo outros textos com temas diferentes, conseguem aceitar essa interpretação com base no contexto, nas "entrelinhas". Mas ao ler a Bíblia, querem várias variáveis...

A meditação na Palavra de Deus é um fator essencial na devoção do crente. A Palavra é fonte de vida. Ela liberta, restaura, e nos revela as grandezas de Deus. Oseias 6.3 nos diz que devemos conhecer e prosseguir em conhecer ao nosso Deus. Isto é possível através da meditação na Palavra.

Assim, não dá para deixar de lado a leitura e a meditação da Palavra.


Que Deus continue abençoando!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
http://www.ministeriocompartilhando.com.br

Para acompanhar as mensagens em áudio - https://anchor.fm/compartilhandonaweb ou pode pesquisar "Compartilhando Na Web" na plataforma de Podcast de sua preferência
 
Para acompanhar as mensagens com o texto na tela e lidas pelo pastor Ricardo - http://youtube.com/PrCacoBorba e procure a playlist "Mensagens em texto" e o dia da semana escolhido

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos diferentes - Viver o cristianismo - Amar ao Senhor - 2 - Discipulado

O ouvinte