Resumo dos livros da Bíblia - 1 e 2 Samuel (2)

Graça, Paz e Alegria!


Os dois livros de Samuel contam, basicamente, a história do estabelecimento da monarquia em Israel. Fazem parte do Antigo Testamento na Bíblia. São livros tidos como históricos. O nome dos livros, Samuel, é uma referência ao profeta Samuel que é um dos personagens centrais do primeiro livro. 

Os estudiosos defendem que originalmente os livros de Samuel formavam uma única obra que mais tarde acabou sendo dividida em duas, como temos hoje (1 Samuel e 2 Samuel). Isso porque nos manuscritos hebraicos mais antigos a obra apareceria unida!

A divisão teria acontecido quando o Antigo Testamento hebraico foi traduzido para o grego, na obra conhecida como Septuaginta (tradução que começou por volta do século III a. C.). Naquela tradução, os livros de Samuel e Reis que temos na Bíblia eram chamados de "Primeiro, Segundo, Terceiro e Quarto livros dos Reinos".

A Vulgata, tradução da Bíblia para o latim (feita por Jerônimo, que viveu aproximadamente entre 340 e 420 d.C.), manteve a divisão proposta na Septuaginta. Nesse caso, 1 e 2 Samuel eram chamados de 1 e 2 Reis, e os livros que conhecemos como 1 e 2 Reis eram chamados de 3 e 4 Reis.

Já a tradição hebraica continuou considerando os livros de Samuel como um único livro até o século XV d.C.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!


Que Deus continue abençoando!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
http://www.ministeriocompartilhando.com.br

Para acompanhar as mensagens em áudio - https://anchor.fm/compartilhandonaweb ou pode pesquisar "Compartilhando Na Web" na plataforma de Podcast de sua preferência
 
Para acompanhar as mensagens com o texto na tela e lidas pelo pastor Ricardo - http://youtube.com/PrCacoBorba e procure a playlist "Mensagens em texto" e o dia da semana escolhido

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos diferentes - Viver o cristianismo - Amar ao Senhor - 2 - Discipulado

O ouvinte