Resumo dos livros da Bíblia - 1 e 2 Samuel (3)

Graça, Paz e Alegria!


Autoria

O autor dos livros de Samuel não é nomeado no livro, mas é provável que Samuel ou tenha escrito ou fornecido boa parte da informação para o primeiro livro. Lembramos sempre a questão de direitos autorais que acontece algumas vezes no mundo antigo: autor não é só quem de fato escreveu, mas é aquele que começa a contar a história.
 
Mas algo que fortalece a ideia de que o autor dos livros de Samuel é o próprio Samuel (pelo menos de boa parte do texto - antes de sua morte) é encontrado no texto de 1 Crônicas 29.29.

Dessa forma, não temos dúvida de que Samuel registrou boa parte da história de Israel no seu período, dando origem aos dois livros com seu nome. No entanto, outros materiais haviam sido colecionados e puderam ser usado como fontes pelo "autor real", o compilador, o editor, quando da confecção final do texto.

Três dessas fontes são mencionadas em 1 Crônicas 29.29, a saber: as “crônicas de Samuel, o vidente”, as “crônicas do profeta Natã” e as “crônicas de Gade, o vidente”. Tanto Gade como Natã tinham acesso aos eventos da corte do reino de Davi, de forma que ambos podem ter auxiliado a completar a obra iniciada por Samuel, tanto escrevendo como contando os eventos para alguém que posteriormente registrou como sendo de autoria de Samuel, que, entendemos, iniciou o processo dos dois livros.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!


Que Deus continue abençoando!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
http://www.ministeriocompartilhando.com.br

Para acompanhar as mensagens em áudio - https://anchor.fm/compartilhandonaweb ou pode pesquisar "Compartilhando Na Web" na plataforma de Podcast de sua preferência
 
Para acompanhar as mensagens com o texto na tela e lidas pelo pastor Ricardo - http://youtube.com/PrCacoBorba e procure a playlist "Mensagens em texto" e o dia da semana escolhido

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos diferentes - Viver o cristianismo - Amar ao Senhor - 2 - Discipulado

O ouvinte