Profecia sendo cumprida

Graça, Paz e Alegria!


Leia Mateus 27.3-10

Judas se dá conta que errou. Mostra que caminhava para o arrependimento, mas esbarrou no remorso. Sua consciência o atormenta e, ainda assim, não há busca por mudança. Esse sentimento pode ser decorrente de qualquer coisa, menos da ação do Espírito Santo. Era preciso reconhecer, assumir o erro, pedir perdão e mudar. O remorso fez seu erro ficar "martelando" e ele não viu a "saída" do arrependimento, confissão e mudança.

Nessa passagem nós temos a descrição da compra do campo do oleiro com o dinheiro que Judas recebeu pela traição e "devolveu". Isso cumpre mesmo uma profecia. Acontece que parece ser mais uma combinação de textos de Zacarias e Jeremias, e não apenas de Jeremias, como diz Mateus 27.9-10:

9 Cumpriu-se, então, o que foi dito pelo profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, a quem certos filhos de Israel avaliaram,
10 e deram-nas pelo campo do oleiro, assim como me ordenou o Senhor.

A proximidade com Zacarias 11.12-13 é grande, mas não definitiva. A passagem de Zacarias nada diz a respeito de comprar uma propriedade; na verdade, nem sequer menciona um campo. Jeremias, por sua vez, fala a respeito do oleiro (capítulos 18 e 19) e sobre a compra de um campo (capítulo 32).

Nos parece que o texto do evangelista está combinando e resumindo elementos do simbolismo profético tanto de Zacarias como de Jeremias, mas cita apenas o último. O mesmo acontece em Marcos, em passagem logo no começo do Evangelho (1.2-3), que atribui a Isaías uma citação que combina Isaías (40.3) com Malaquias (3.1).

Isso não mostra contradição ou erro de fato, pois a profecia está lá. E é importante ter consciência disso para que possamos dar as respostas, caso sejamos questionados: para nós, é mais fácil identificar, por conta da divisão da Bíblia (antigamente era em rolos) e por termos mais acesso (ao texto e a possibilidade de leitura), mas a confirmação da profecia está presente, dando-nos a certeza que podemos confiar no que o Senhor fala através dos profetas.


Que Deus continue abençoando!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
http://www.ministeriocompartilhando.com.br

Para acompanhar as mensagens em áudio - https://anchor.fm/compartilhandonaweb ou pode pesquisar "Compartilhando Na Web" na plataforma de Podcast de sua preferência
 
Para acompanhar as mensagens com o texto na tela e lidas pelo pastor Ricardo - http://youtube.com/PrCacoBorba e procure a playlist "Mensagens em texto" e o dia da semana escolhido

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos diferentes - Viver o cristianismo - Amar ao Senhor - 2 - Discipulado

O ouvinte