Comentário Devocional - Ageu - Resumo do livro (2)

Graça, Paz e Alegria!


O livro de Ageu trata de três problemas que podem atingir a qualquer pessoa em qualquer tempo:

O primeiro problema - Desinteresse (1.1-15). Para despertá-los da sua atitude de indiferença, Deus fala duas vezes ao povo. Primeiro, eles precisam perceber que são infrutíferos (1.5-6), porque eles tinham abandonado a obra da Casa de Deus e estavam mais preocupados com sua própria casa (1.7-9). Após ver o problema, o povo, então, precisa entender que Deus irá aceitar o que eles fazem a fim de que Deus seja glorificado, se eles entregarem a Ele o que eles possuem (1.8).

O segundo problema - Desestímulo (2.1-9). Ageu leva uma mensagem destinada a tratar decisivamente do desestímulo que impedia bênçãos. A solução passa por um problema urgente e algo para o futuro. O que precisava de solução urgente: o povo se esforçar e trabalhar, começar logo (2.4). A longo prazo: a obra realizada permitiria a bênção do Senhor e chegaria o dia em que Deus encheria essa Casa com a glória que seria maior do que a Glória do Templo de Salomão (2.9).

O terceiro problema - Insatisfação (2.10-23) Agora que o povo está trabalhando, eles esperam uma inversão imediata de todos os seus anos de inatividade. Querem receber a bênção logo! Então o profeta vai com uma pergunta aos sacerdotes (2.12-13) acerca das coisas limpas e imundas e da influência deles sobre uma e outra. A resposta dos sacerdotes é que a imundície é infecciosa, enquanto a santidade não é. A aplicação é obvia: Não espere que o trabalho de três meses desfaça a negligência de dezesseis anos.

Ainda assim, o que o Senhor fala ao povo parece ser uma surpresa diante desse quadro: “Mas desde este dia vos abençoarei” (2.19). O povo precisava entender que as bênçãos de Deus não podem ser ganhas como pagamento, mas são dádivas graciosas de um Deus doador. Deus escolheu Zorababel para ser um anel de selar (2.23), isto é, para representar a natureza do servo a ser cumprida, finalmente, no mais importante Filho de Zorababel, Jesus (note o nome de Zorobabel em ambas as listas genealógicas dos Evangelhos em Mateus 1 e em Lucas 3), indicando que a benção final, a maior delas, é uma Pessoa, seu Filho, o Cristo.

Encerramos essa parte introdutória na próxima semana com o Esboço de Ageu, permitindo o Senhor!


Que Deus continue abençoando!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
http://www.ministeriocompartilhando.com.br

Para acompanhar as mensagens em áudio - https://anchor.fm/compartilhandonaweb ou pode pesquisar "Compartilhando Na Web" na plataforma de Podcast de sua preferência
 
Para acompanhar as mensagens com o texto na tela e lidas pelo pastor Ricardo - http://youtube.com/PrCacoBorba e procure a playlist "Mensagens em texto" e o dia da semana escolhido

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos diferentes - Viver o cristianismo - Amar ao Senhor - 2 - Discipulado

O ouvinte