Pilatos entra na história

Graça, Paz e Alegria!


Mateus 27.1-2

1 Ora, chegada a manhã, todos os principais sacerdotes e os anciãos do povo entraram em conselho contra Jesus, para o matarem;
2 e, atando-o, levaram-no e o entregaram a Pilatos, o governador.

A Lei previa a pena de morte. Podia ser um julgamento meramente religioso. E já teria peso, claro! O povo sentiria a pressão e muitos que poderiam defender Jesus, temeriam ter o mesmo destino. Se os mais chegados já tinham temido, os demais temeriam muito mais.

Mas algo precisava ser feito além disso. Como Jesus seria o "Rei dos Judeus", os religiosos queriam deixar claro que não estavam rebeldes a respeito do comando político de Roma. E até entregavam aqueles que poderiam querer fazer frente a tal comando. No fundo, eles queriam sim a liberdade, mas só queriam com tudo dentro de seus limites de comando, negociando, ou até numa rebelião, mas desde que eles "lucrassem" em poder com relação a isso. Sem isso, eles já estavam prestigiados com poder mesmo debaixo do comando de Roma.

Jesus é levado ao Governador Pilatos. Além de quererem dar uma mostra de que não estavam contra os romanos e entregavam aqueles que defendiam revoluções contra Roma (Jesus?), ainda queriam "calar de vez" o povo, mostrando que a condenação daquele que era amado tinha alcance para além da Lei. Era mais que religiosa. Era política.

Na verdade, era mesmo. Não por parte de Roma. Mas dos religiosos que usavam a religião meramente para sua afirmação política.

Muitas vezes ao longo da história, a fé foi usada por poderes temporais. Das mais variadas formas, com os mais variados discursos. No fim, as pessoas acham que a religião (ou a Bíblia) é usada para legitimar os maiores absurdos. Quando, de fato, não se usa nem a religião ou a Bíblia. Religião e Bíblia são usadas, na verdade. Servem apenas de escudo para esconder os interesses pessoais. Não são observadas por esses que usam, porque se fossem, as coisas não aconteceriam da forma que eles preferem. Mudam a Religião e a Bíblia em vez de serem mudados. Precisamos dar o testemunho de transformados para tirar o foco de quem engana com um discurso que não tem ligação nenhuma com o que a Religião ou a Bíblia apresentam, ainda que digam falar também em nome delas.


Que Deus continue abençoando!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
http://www.ministeriocompartilhando.com.br

Para acompanhar as mensagens em áudio - https://anchor.fm/compartilhandonaweb ou pode pesquisar "Compartilhando Na Web" na plataforma de Podcast de sua preferência
 
Para acompanhar as mensagens com o texto na tela e lidas pelo pastor Ricardo - http://youtube.com/PrCacoBorba e procure a playlist "Mensagens em texto" e o dia da semana escolhido

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos diferentes - Viver o cristianismo - Amar ao Senhor - 2 - Discipulado

O ouvinte