Resumo dos livros da Bíblia - Juízes

Graça, Paz e Alegria!

Publicado originalmente no 
Blog de Devocionais 2020 do Compartilhando Na Web!

O livro de Juízes conta, resumidamente, a história do período entre a morte de Josué e o início da monarquia de Israel, um total de mais de três séculos. Isso mostra o quão resumida está a história, muitas vezes sem detalhes específicos que ajudariam numa cronologia mais exata desse período, mas com muitos detalhes que revelam o relacionamento do Povo com Deus.

A Lei já tinha sido revelada e muitas vezes, obedecida. Mas de tempos em tempos, o Povo "afrouxava" na busca pela obediência diante da Lei e este período dos Juízes revela tanto isso como nos mostra que o Senhor tentava "educar" os israelitas na importância da obediência, reforçando o ensinamento comunicado por meio de Moisés no deserto. Sempre que o Povo buscava arrependido e dizendo querer obedecer a Lei, o Senhor atendia.

Ao longo do livro, geração após geração, Israel sofreu as consequências da sua própria incredulidade, da falta de obediência e compromisso com a Lei do Senhor. Talvez, diante da grande bênção dada pelo Senhor, o estabelecimento da Nação em uma Terra improvável se não fosse pela ação de Deus, nem sempre acreditaram na mesma palavra de Deus sobre o perigo de se envolver com os povos idólatras que permaneciam na terra, as maldições que tal desobediência poderia trazer e afins. Acabaram criando laços com esses povos e foram castigados, exatamente como o Senhor tinha avisado!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Que Deus continue abençoando!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos diferentes - Viver o cristianismo - Amar ao Senhor - 2 - Discipulado

O ouvinte