Resumo dos livros da Bíblia - Juízes (3)

Graça, Paz e Alegria!

Publicado originalmente no 
Blog de Devocionais 2020 do Compartilhando Na Web!

Autoria

O autor de Juízes é desconhecido. O livro não dá pistas, não há uma figura central. Dessa forma, só podemos buscar por tentativas de evidências.

Podemos pensar que o livro já estava escrito quando Davi tomou Jerusalém. Afinal, encontramos a declaração de que “os jebuseus habitaram com os filhos de Benjamim em Jerusalém até ao dia de hoje” (1.21) o que aponta para um período anterior à conquista da cidade de Jerusalém por Davi (2 Samuel 5.6,7).

E, mesmo sem certeza, há uma grande possibilidade do autor de Juízes ser o profeta Samuel ou, pelo menos, o autor do livro teria usado alguns registros históricos feitos por Samuel, que também era escritor (1 Samuel 10.25).

Inclusive, a crise apresentada no Apólogo de Jotão (9.7-18) é bem característica da época de Samuel, quando o povo pede um rei e ele tenta argumentar em contrário, até que o Senhor dá a ordem do que fazer (1 Samuel 8 - 10). Por conta disso, entendemos que o livro tem grande influência de Samuel, se é que ele não escreveu ao menos partes do mesmo, ainda antes de Davi tomar Jerusalém. Samuel pode, inclusive, ter escrito o livro todo.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Que Deus continue abençoando!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos diferentes - Viver o cristianismo - Amar ao Senhor - 2 - Discipulado

O ouvinte