Biografias dos Profetas - Reino Unido - Natã

Graça, Paz e Alegria!


Natã significa "Ele deu" ou "presente de Deus". É uma variante de Natan, do hebraico (transliterado - com nossas letras) Nathan, que significa "presente", "dádiva" ou "dom".

Foi um profeta contemporâneo do rei Davi. Há outros personagens no Antigo Testamento com o mesmo nome!

Não temos certeza se o Natã citado em 1 Reis 4.5 seria o Profeta Natã. Mas é muito provável, e assim ele seria pai de Azarias e Zabude, dois homens muito importantes na corte de Salomão.

Não temos muitos detalhes a respeito dele diretamente, mas sabemos sobre sua atuação em pelo menos 3 eventos muito importantes:

- A construção do Templo, uma vez que foi Natã que teve a responsabilidade de dizer para Davi que a construção ficaria para seu filho (Natã em princípio concorda, mas o Senhor revela em seguida que é para esperar (2 Samuel 7.1-17);

- O pecado de adultério de Davi com Betsabá e o assassinato de Urias, seu marido (2 Samuel 12.1-15), já que foi o Natã quem, usado por Deus, confrontou o rei Davi em relação ao seu duplo pecado, que o rei tentava "esconder";

- A coroação de Salomão, pois Natã acerta as coisas diante da tentativa de "tomada do trono" de Adonias (1 Reis 1).

O livro de 2 Crônicas dá pistas da participação de Natã (junto com Gade) no desenvolvimento da música no Templo (2 Crônicas 29.25), além de ter escrito a história do reinado de Davi (1 Crônicas 29.29) e, também, alguma parte da história do reinado de Salomão (2 Crônicas 9.29).

Que Deus continue abençoando!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos diferentes - Viver o cristianismo - Amar ao Senhor - 2 - Discipulado

O ouvinte