Jesus, as 70 semanas de Daniel e o Apocalipse

Graça, Paz e Alegria!


Leia Mateus 24.15-28

Por que é importante fazer um paralelo da passagem de Mateus 24.15-28 com Daniel e com Apocalipse? Com Daniel porque Jesus mesmo cita! E com o Apocalipse, porque esse livro acaba completando algumas coisas que para Daniel estava selado o entendimento completo, porque os judeus que não aceitarem a Jesus como Senhor e Salvador e que se mantiverem em sua crença, terão que enfrentar a última semana profética de Daniel. Como havia um período no meio, entendo, para Daniel foi selado. E ele já retoma a visão a partir desse último período, essa última semana.

Mas para João, escritor do Apocalipse, que já vivia, enquanto escrevia seu livro, esse período no meio entre a 69ª e a 70ª semana de Daniel, como nós vivemos também, o tratamento é diferente. Porque a esperança do judeu para alcançar a salvação está na Lei, mas a esperança do cristão está em Jesus! Por isso, para João, fica mais claro e as palavras da profecia não estão seladas. Claro que ainda há pontos selados como o que foi falado quando os trovões alardearam algo - Apocalipse 10.4, mas no geral, a profecia é toda apresentada. O que é realmente necessário, está apresentado. E João revela a partir do capítulo 4 de Apocalipse DUAS visões do mesmo evento: a última semana de Daniel. Em uma visão, ele tinha subido para o céu e na segunda, ele vê os mesmos eventos do ponto de vista da terra. E termina relatando "Novos céus e Nova Terra".

Da mesma forma que os judeus esperam pela Lei e pelo seu Messias, os cristãos esperam pelo Senhor Jesus, que logo voltará e salvará os judeus dessa última batalha, por ser Ele esse Messias esperado. Como havia um período para o cumprimento da profecia (a chegada da 70ª semana), para Daniel, as coisas são apresentadas como ainda muito longe de cumprimento, porque há um período que vai fazer com que a profecia ainda demore um pouco para ser cumprida. Não quer dizer mais tempo! Quer dizer que o espaço de tempo para o cumprimento da profecia está cortado e há um tempo no meio, o tempo que vivemos hoje, o tempo dos Gentios, da Graça.

Para João, no Apocalipse fica mais claro, porque não há nenhum período no meio. Apenas o tempo que vai passar para o cumprimento da profecia. E estamos cada vez mais nos aproximando disso! Não sei quanto tempo falta, mas sei que logo será!

Terminamos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Que Deus continue abençoando!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos diferentes - Viver o cristianismo - Amar ao Senhor - 2 - Discipulado

O ouvinte