Resumo dos livros da Bíblia - Josué (12)

Graça, Paz e Alegria!


Josué aponta de certa forma para o Novo Testamento em mais momentos. Além do caso de Raabe, podemos citar o cumprimento do ritual ordenado por Deus: aqueles que nasceram no deserto deveriam ser circuncidados. Os que saíram "adultos" do Egito haviam morrido e "as crianças e/ou os que nasceram depois que de lá saíram, não forma circuncidados! Ao fazer a circuncisão antes de entrar na Terra Prometida, Deus removeu deles "o opróbrio do Egito” (v. 9).Aquele ato físico apontava para algo espiritual, pois a realização da vontade do Senhor, de algo que fora ordenado, mostrando obediência, permitia mais um ajuste do povo para com o Senhor! A "ponte" com o Novo testamento aqui é encontrada em Colossenses 2.10-12!

Mais uma "Ponte" - Deus estabeleceu as cidades de refúgio, onde aqueles que acidentalmente mataram alguém poderiam viver sem medo. Cristo é Aquele para quem corremos em busca de refúgio, lançando mão da esperança proposta (leia Hebreus 6.18).

O livro de Josué aponta para obediência, batalha e descanso. Os israelitas, depois de vagarem pelo deserto por 40 anos, deviam ter aprendido a obedecer ao Senhor e confiar em cada batalha no cuidado do Senhor. E, finalmente, entraram no descanso da Terra Prometida que Deus tinha preparado para que eles formassem a Nação Livre e com suas fronteiras. Aqui podemos notar mais uma "ponte" com o Novo Testamento, quando lemos no capítulo 3 de Hebreus a analogia do autor fazendo uma advertência para não deixarmos que falta de fé e confiança nos impeçam de entrar no repouso de Deus em Cristo.

Terminamos na próxima semana, com o esboço de Josué, permitindo o Senhor!

Que Deus continue abençoando!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos diferentes - Viver o cristianismo - Amar ao Senhor - 2 - Discipulado

O ouvinte