Exemplo vem de cima

Graça, Paz e Alegria!


Leia Ageu 1.12-15

Não defendo que apenas a liderança deve fazer. Longe disso! Todos precisam buscar a vontade do Senhor em comunidade, porque somos corpo! A mão não pode dizer que não precisa do pé, nem um membro pode dizer que é mais importante que outro. Todos na comunidade precisam buscar a vontade do Senhor.

Mas o texto mostra que o Senhor primeiramente despertou o espírito de Zorobabel, o governador. Depois disso, despertou o espírito do sacerdote. E por fim, do povo (v.14). Há uma sequência aqui. Ainda que o Senhor possa falar através daquele que se entende ser o mais simples na comunidade de fé, se há uma liderança, pode ser esse o caminho que o Senhor use! Não é regra, não é a única forma de agir, é preciso ficar claro. Não quer dizer que existe "mais importância" e " prioridade". Mas esse texto revela que Deus pode despertar a liderança para depois despertar os liderados.

Ainda que se ache que haja "importância" na comunidade de fé por conta do trabalho que desempenha, isso de fato não existe. Cada um cumpre com um chamado específico para que o corpo seja edificado e tenha Cristo como Cabeça. Mas alguns são chamados para posição de liderança! Antes de ter mais importância e notoriedade, esses precisam ser mais exemplo e servir ainda mais aos demais! Essa "posição" de liderança não é para destaque, é para serviço. Ajudar no desenvolvimento da obra, encaminhar, orientar, servir!

Claro que a falta de exemplo "de cima" não é desculpa para que deixemos de lado a busca pela vontade do Senhor. Antes, se falta esse exemplo, precisamos buscar ainda mais, para que o Senhor mude o coração de quem não está dando bom exemplo ou até, se for o caso, que levante nova liderança! E pode ser você!

O fato de um líder falhar pode ser exemplo ruim para os de fora, mas quem busca a vontade do Senhor, vive como Ele quer independente de ter outro exemplo. Ajuda ter, mas o Espírito Santo age além disso!

Mas é claro que é importante mantermos oração por nossa liderança. Afinal, pode ser que nós é que estejamos errados ao acharmos que eles não dão bom exemplo. Orando por eles e buscando ao Senhor, temos a chance de entender melhor Sua vontade, caso o erro esteja em nós, no nosso entendimento. E assim, como no texto, podemos ouvir do Senhor a exortação e partir para ação de acordo com o desejo do Senhor!


Que Deus continue abençoando!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
http://www.ministeriocompartilhando.com.br

Para acompanhar as mensagens em áudio - https://anchor.fm/compartilhandonaweb ou pode pesquisar "Compartilhando Na Web" na plataforma de Podcast de sua preferência
 
Para acompanhar as mensagens com o texto na tela e lidas pelo pastor Ricardo - http://youtube.com/PrCacoBorba e procure a playlist "Mensagens em texto" e o dia da semana escolhido

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos diferentes - Viver o cristianismo - Amar ao Senhor - 2 - Discipulado

O ouvinte