Resumo dos livros da Bíblia - 1 e 2 Samuel (7)

Graça, Paz e Alegria!


Saul tinha sido ungido. Apesar de Davi também ter sido, esse resolveu esperar que o Senhor "resolvesse" a questão. Era perseguido, mas poupava. Até que chegou a hora de ser rei!

Esse processo de escolha, unção, passar o reino, mostra na prática algo que lemos em Deuteronômio 28 - Obedecendo há bênçãos, desobedecendo, há maldições. A queda de Saul acontece por sua inquietação por esperar. Mesmo sendo rei, ele tinha que esperar pelo Senhor e obedecer. Deixar de obedecer ao Senhor é errado! E Saul entrou por esse caminho, fazendo muitas coisas que a lei definia que não deveriam ser feitas, agiu diferente do orientado pelo Senhor.

Não era para confundir a posição do sacerdote, do profeta e do rei. Ainda que uma mesma pessoa desempenhasse mais de uma função! Saul era rei e tinha que saber esperar. Ele não "podia tudo" por ser rei. Podemos notar a preocupação do autor dos livros de Samuel em "separar" as funções de cada atividade, sendo que independente de qual se faça, deve-se fazer seguindo a direção do Senhor.

Mesmo tendo sido escolhido por Deus, Davi era humano! A Bíblia não esconde seus erros, não tenta fazer parecer que ele era "super". Pelo contrário! Mostra claramente sua humanidade e suas falhas. A questão aqui era como ele se comportava diante de sua fraqueza humana. O exemplo que fica do "homem segundo o coração de Deus" é que ele se arrependia, buscava o perdão, seguia na direção da mudança. Seu erro não é escondido, muito mais para nos mostrar que o Senhor perdoa aquele que erra e se arrepende, do que para sinalizar apenas seu erro.

Mostrando o perdão, os livros apresentam a escolha da casa de Davi. E apesar dos erros dele, a casa de Davi continuava sendo a linhagem através da qual Deus estabeleceria seu governo eterno através do Messias. É a essa casa que é prometida essa realidade!

Semana que vem, permitindo o Senhor, falaremos mais a respeito de 1 Samuel.


Que Deus continue abençoando!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
http://www.ministeriocompartilhando.com.br

Para acompanhar as mensagens em áudio - https://anchor.fm/compartilhandonaweb ou pode pesquisar "Compartilhando Na Web" na plataforma de Podcast de sua preferência
 
Para acompanhar as mensagens com o texto na tela e lidas pelo pastor Ricardo - http://youtube.com/PrCacoBorba e procure a playlist "Mensagens em texto" e o dia da semana escolhido

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos diferentes - Viver o cristianismo - Amar ao Senhor - 2 - Discipulado

O ouvinte