Corrupção é coisa só de político?

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” – Jeremias 17.9

Lembro que em 2004 explodiu o caso do Waldomiro Diniz, Assessor do Ministério da Casa Civil, e que já foi feito naquela época o pedido de CPI dos Bingos, CPI esta que só saiu em 2005 e por ordem da Justiça, pois no Senado e na Câmara foi barrada pela base de sustentação do Governo. "As coisas nunca foram tão investigadas como agora", dizem aqueles que defendem o atual governo, mas há exemplos de CPI's que sairam por decisão da justiça, assinaturas retiradas na última hora para evitar investigação e a chamada "chapa branca", onde quem dirige as investigações faz de tudo para que pareça que está sendo investigado, mas na verdade não se investiga nada.

Bom, voltando ao assunto da CPI dos Bingos, a Justiça determinou a abertura exatamente no momento em que o Governo já articulava a tentativa de barrar a CPI dos Correios, CPI esta que acabou saindo diante do fato da derrota do Governo no caso da CPI dos Bingos. Poderia ser mais uma batalha perdida em pouco tempo, então era melhor tentar fazer a "chapa branca" na direção dos trabalhos. Além dessas duas CPI’s que aconteciam no Congresso, surgiu uma terceira, a do Mensalão, que o Governo só permitiu porque acreditava que iria provar que na emenda da Reeleição durante o governo FHC houve também o mensalão. Como não houve provas que sustentassem o mensalão daquela época (até tentaram trazer um assunto do Estado de Minas Gerais do PSDB para a CPI, como se ali fosse o lugar para tal denúncia - numa tentativa clara de dizer que se um faz e o outro também, todo mundo tem que ficar quieto - eu acho que todo mundo tem que ser punido, mas no local adequado!) e apareciam muitas que só confirmavam o atual, o Governo não permitiu a continuidade daquela CPI com a devida seriedade. A investigação não foi tão abrangente naquela CPI e até hoje segue em outros locais do poder, mas sem tanta exposição ou depoimentos transmitidos "ao vivo".
Por que a base do governo articulava contra as CPI’s? Muitos, acredito, porque não acreditavam que aquelas coisas estavam acontecendo. Afinal, o PT era o guardião da moral e dos bons costumes. Eu mesmo não conseguia acreditar, mesmo não tendo votado no Lula (nem no Serra no primeiro turno em 2002), que algo estivesse errado pois, mesmo não querendo o PT no governo, eu entendia que o PT não faria aquele tipo de coisa! Outros porque estavam envolvidos, claro. Mas acredito que muita gente não sabia e não acreditava que tanta coisa poderia estar acontecendo no Governo, exatamente porque quando esse governo era oposição exagerava nas reclamações para que não acontecem essas coisas! Muitas denúncias antigas nem foram provadas e os denunciados, que foram afastados mesmo sem provas (no atual governo, só caíam quando ficava insustentável) processaram o Estado (e quem paga idenização somos nós e não quem denunciou). Acredito, sim, que muitos foram enganados por aqueles e aquelas que se envolveram nessas coisas erradas.
Exatamente por isso devemos tomar cuidado com pré-conceitos. Não devemos guardar um pré-conceito ou defender cegamente, principalmente um ser humano, pois sabemos que somos sujeitos a erros em algum momento. Devemos evitá-los, claro, mas corremos o risco de cair em algum erro...
Aproveitei o momento político para dar início a essa conversa.
Será que o problema está na política, como alguns dizem? Será que ela, por si só, é ruim? Claro que não! O problema não está na política, uma vez que essas coisas podem acontecer em qualquer lugar e com qualquer pessoa. Por isso precisamos estar ligados ao Espírito Santo e deixar Ele agir em nós e a partir de nós, para que possamos fugir do erro. E não importa se o erro for o desfalque aos cofres públicos ou uma palavra mal empregada! Numa escala humana, claro, há erros maiores e menores e a justiça humana preocupa-se com penas diferenciadas para erros diferenciados. Mas com o Senhor não há períodos diferentes de punição! Se não nos acertarmos com Ele, a punição é eterna!
O problema é PMDB, DEM, PSDB, PT, PV, PPS, PSOL, ou tantos outros partidos? O problema da corrupção está na política? NÃO!
O Texto que abre esta meditação mostra Jeremias dando conta do real problema. E repito agora:

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” – Jeremias 17.9

Então, deixando de pensar em corrupção só na política, mas também em todas as esferas que compõem a vida humana, entendemos que o problema não é política, poder ou qualquer coisa assim. Até nas mínimas coisas o ser humano corre o risco de se corromper! Até naquela hora que estamos sozinhos, que não tem ninguém por perto e talvez o nosso erro atinja apenas a nós mesmos! A corrupção é parte do ser humano!

Olhe em volta. Nada do que está acontecendo ao nosso redor é novidade, nem surpreendente, nem provavelmente seja impensável. Porque, então, a admiração? Será por falta de conhecimento destas coisas?

Penso que não. Creio sinceramente que cada um de nós, brasileiro ou não, residente no Brasil ou não, político ou não, pode e deve fazer algo mais. Você e eu podemos dar uma ajudinha pra que esta corrupção e engano não tomem conta, pelo menos do ambiente mais restrito de onde vivemos. Quando um árbitro de futebol erra a favor do nosso time, e ele ganha, sei que será difícil não comemorar. Mas ficar feliz com o erro, não pode! Porque um dia poderá errar contra! E aí? Só quando é contra que não gostamos? Quando uma emissora de TV ou um jornalista é tendencioso a favor de quem gostamos, nem notamos! Mas mesmo que não haja isso com relação a quem não gostamos, vemos até o chamado "pelo em ovo". Não pode ser assim. Se é errado para o outro, é errado para mim também. Sei que não podemos decidir ou mudar quando é externo, mas temos que deixar de lado a paixão na hora de ver acertos e erros. Não mudamos a situação (o resultado do jogo, por exemplo), mas tentar defender o erro, é demais!

Não ande acima da velocidade, independente de ter multa ou não. O limite não é apenas para a "frente do radar", mas para trafegar na via. Não suborne, pois essa é a raiz da corrupção e é o que fazem os políticos (e eles, muitas vezes por milhões, mas muitos fazem apenas por um "cafezinho"). Não mude nada no imposto de renda - veja o que a lei realmente permite, não tente ir além disso, mesmo não gostando da forma que será administrado (dê a César o que é de César - não apenas se gostar da forma como ele vai cuidar). Não aumente o peso com o dedo. Não minta. Não pegue o que não é seu. Não ganhe dinheiro indigno, ilegítimo. Se o troco estiver menor, você vai reclamar, certo? Se vier a mais, devolva! Faça o que Jesus faria. A corrupção continuará existindo, mas algo vai mudar e Deus nos recompensará. Fazendo nossa parte podemos começar a ver mudança ao nosso redor. O perfeito nessa mudança será apenas quando estivermos eternamente com o Senhor, é fato. Mas será muito bom não ter tanta sujeira perto de nós enquanto ainda aguardamos o Dia do Senhor.

“Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá.” – Provérbios 19.21

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos diferentes - Viver o cristianismo - Amar ao Senhor - 2 - Discipulado

O ouvinte