Biografia dos Profetas - Elias (13)

Graça, Paz e Alegria!


O final do ministério de Elias está registrado em 2 Reis 2. Eliseu, e alguns outros profetas, acreditavam que o ministério do profeta Elias estava chegando ao fim e que o Senhor o tomaria. Por algumas vezes Elias tentou se distanciar, mas Eliseu insistiu em acompanhá-lo.

É importante lembrar que Eliseu já havia sido vocacionado para suceder o profeta Elias (1 Reis 19.16-21). Elias e Eliseu já tinham ido nesse momento a muitos lugares juntos. Depois de um milagre realizado no Jordão, o qual teve suas águas divididas, e Elias e Eliseu passaram a pé enxuto, Elias diz a Eliseu para pedir o que quisesse. Eliseu pediu uma porção dobrada do espírito do seu mestre.

Esse pedido era uma referência ao direito de primogenitura praticado nas famílias israelitas, onde o primogênito tem "herança dobrada". Não tem ligação com ser mais poderoso, ter mais unção, mas com ser reconhecido como o sucessor de fato. Era um pedido muito ousado, mas o Senhor mesmo tinha orientado nessa direção (1 Reis 19.16)!

Se Eliseu visse quando Elias fosse tomado dele, estaria assegurada a resposta a seu pedido. Enquanto seguiam o caminho e conversavam, Eliseu foi separado de Elias por um carro de fogo com cavalos de fogo. Por fim, Elias subiu ao céu em um redemoinho (2 Reis 2.11). Quando voltou sozinho, os outros do grupo queriam procurar Elias e Eliseu não concordou de início, mas acabou consentindo, pois achavam que ele poderia estar em algum lugar, mas não o acharam mais.

Da mesma forma que apareceu, sem grande alarde, foi assim tomado para o Senhor, tendo apenas Eliseu como testemunha do evento.

Que Deus continue abençoando!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
http://www.ministeriocompartilhando.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos diferentes - Viver o cristianismo - Amar ao Senhor - 2 - Discipulado

O ouvinte