Ecclesia reformata et semper reformanda secundum verbum Dei

Graça, Paz e Alegria!

Publicado originalmente no Blog de Devocionais 2020 do Compartilhando Na Web!

Recomendação de leitura Bíblica: Neemias 2.11-18, Romanos 12.1-2 e Filipenses 3.13-14

O título está em latim - Igreja reformada e sempre sendo reformada de acordo com a Palavra de Deus

No dia 31 de Outubro de 1517, o monge agostiniano Martinho Lutero afixou, na porta da Abadia de Wittemberg, 95 teses em que desafiava a Igreja Católica a debater sobre a venda de indulgências. O fato desencadeou o que mais tarde seria conhecido como a Reforma Protestante, movimento que marcou a história da humanidade. O movimento já existia há alguns anos e em partes distintas da Europa, mas esse momento histórico é o “divisor de águas”, marcando com uma data um movimento que ia além de Martinho Lutero e sua Alemanha. Esse evento marcou exatamente porque foi a mais explícita contraposição com relação ao ensinamento católico (que acabou revisto) e pela forma como Lutero realizou, não apenas nas comunidades ou nas igrejas, como outros reformadores de seu tempo (muitos presos e até queimados por ensinarem em suas cidades e comunidades de forma diferente ao dogma católico da época), mas enfrentando diretamente, indo ao encontro de pessoas que defendiam a tese católica daqueles dias, não apenas ensinando contra, mas questionando quem ensinava errado.


Agora, além de sua importância histórica, essa data não pode apenas servir para uma lembrança ou comemoração... Essa foi uma data que oficializou a abertura de portas para um novo momento dentro do cristianismo! Acaba o tempo da desinformação com relação às coisas de Deus (ou melhor, informação que não era passada nem permitida ao povo), ou pelo menos deveria acabar, e inicia-se um tempo em que a mente do povo é aclarada para buscar beber do manancial de Água Viva e não de cisternas rotas.

Não podemos nem devemos reformar a forma de interpretação do Evangelho, mudando o que de fato está escrito. Mas temos que deixar o Senhor mudar as áreas da nossa vida que carecem de ajuste diante da vontade do Senhor, nos dando a interpretação correta do Evangelho. Viver de acordo com o querer do Senhor nos auxilia a percorrer o caminho para a vida abundante prometida por Ele. Deixemos essa bênção se manifestar em nosso viver!

Que Deus continue abençoando!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
http://www.ministeriocompartilhando.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos diferentes - Viver o cristianismo - Amar ao Senhor - 2 - Discipulado

O ouvinte