Biografia dos Profetas - Reino do Norte - Elias (3)

Graça, Paz e Alegria!

 
Juntamente com Eliseu (o maior operador de milagres do Antigo Testamento e o profeta que recebeu porção dobrada do Espírito), Elias atuou como profeta principalmente nos tempos de Acabe  e Jezabel. Sua tarefa mais importante, como já citamos, foi combater o baalismo no reino do Norte, o reino das dez tribos. Foi a partir do ministério de Elias que os profetas nos dois reinos (norte e sul) se tornam mais enfáticos.

Retomando: Apareceu trazendo a Acabe uma profecia alertando que sobre o povo viria uma grande fome e uma forte seca devido à idolatria. Isso porque Jezabel era sidônia, devota de Baal - o deus da fertilidade. As festas a esse deus se espalharam no reino e o Senhor se viu relegado a segundo plano.

Após a profecia de Elias, ele foi se esconder num deserto a leste do Jordão, enquanto a fome se adiantava, confirmando sua profecia. E foi durante esse período alimentado de maneira milagrosa em duas situações: 

- primeiro, em uma caverna próxima ao riacho Querite, quando era alimentado por corvos. Mas devido à seca, o riacho ficou sem água;

- depois, da caverna foi para uma cidade chamada Sarepta, onde uma viúva pobre já aguardava a morte. Só tinha farinha e azeite para fazer um bolo para ela e seu filho. Como a fome e a seca continuavam, iam morrer. Elias pede que essa viúva faça para ele um bolo e, depois disso, a mulher deveria fazer para ela e seu filho, pois: "Pois assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até o dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra." (1 Reis 17.14). E assim aconteceu: a viúva atendeu e não ficou sem alimento!

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!


Que Deus continue abençoando!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos diferentes - Viver o cristianismo - Amar ao Senhor - 2 - Discipulado

O ouvinte