Testemunho

Graça, Paz e Alegria!

Falamos muito sobre testemunho, mas o que é realmente testemunho? segundo Aurélio: “Depoimento duma testemunha em juízo”, “Prova”.

E para nós cristãos, o que vem a ser testemunho? Diríamos sem medo de errar que testemunhar é contar, é apresentar aos outros a experiência que temos vivido diariamente, através da transformação que Jesus Cristo operou em nós, pela Sua Maravilhosa Graça.

Na cura que Jesus operou no Cego de nascença (Jo 9.24-33), houve por parte deste um testemunho. Naquela época o povo tinha medo dos fariseus, e muitos tinham receio de declarar que Jesus havia feito milagres em suas vidas, sob pena de ser excluído da Sinagoga (a Igreja da época) e, consequentemente, do convívio social. O cego é interrogado por fariseus, ele enfrenta estes, pois tinha algo muito importante a dizer: “uma coisa eu sei: era cego, e agora vejo” (v. 25). Este era o testemunho real, vivido pelo que fora curado pelo Senhor Jesus.

Não é somente um momento do culto onde alguém dá testemunho de algo que aconteceu em sua vida. Isso também é testemunho. Mas, além disso, testemunhar é viver a mudança que Deus operou em nosso viver, para que outras pessoas queiram também essa mudança. É falar sobre isso e viver.


Por que Testemunhar?

Precisamos testemunhar sempre que tivermos oportunidades, porque há muitas pessoas carentes de Jesus. Pessoas, para quem a Graça e o amor de Deus são distantes, muitas vezes desconhecidos. Em função disto, o nosso testemunho se torna vital, pois é o meio que Deus usa para alcançar outras pessoas com o Evangelho.

No testemunho está incluído não apenas o que podemos dizer acerca de Jesus, mas também o nosso modo de viver e agir com as pessoas. Quem se encontra com Jesus sente-se amado. Quem se encontra com Jesus passa a amar o próximo. E quem ama, cuida.

Do momento que recebemos a Cristo como Salvador e Senhor em diante, está sobre nós uma grande responsabilidade, que é viver em Cristo (Fl 1.7). Paulo mostra que testemunhar é um modo de viver, sendo que, nós passamos a ser embaixadores de Cristo. Nossa maneira de viver deve recomendar o Evangelho, nunca envergonhá-lo.

Testemunhar é viver por modo digno do Evangelho de Cristo, em todo o tempo, apontando sempre para o amor Salvador e para o Senhorio de Jesus sobre nossa vida.


Como Testemunhar?

Ao examinarmos o texto de Atos 22.1-21, vamos perceber como Paulo testemunha a sua fé cristã:

1 Assim, disse Paulo: Irmãos e pais, ouvi a minha defesa, que agora faço perante vós.
2 Ora, quando ouviram que lhes falava em língua hebraica, guardaram ainda maior silêncio. E ele prosseguiu:
3 Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade, instruído aos pés de Gamaliel, conforme a precisão da lei de nossos pais, sendo zeloso para com Deus, assim como o sois todos vós no dia de hoje.
4 E persegui este Caminho até a morte, algemando e metendo em prisões tanto a homens como a mulheres,
5 do que também o sumo sacerdote me é testemunha, e assim todo o conselho dos anciãos; e, tendo recebido destes cartas para os irmãos, seguia para Damasco, com o fim de trazer algemados a Jerusalém aqueles que ali estivessem, para que fossem castigados.
6 Aconteceu, porém, que, quando caminhava e ia chegando perto de Damasco, pelo meio-dia, de repente, do céu brilhou-me ao redor uma grande luz.
7 Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
8 Eu respondi: Quem és tu, Senhor? Disse-me: Eu sou Jesus, o nazareno, a quem tu persegues.
9 E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, mas não entenderam a voz daquele que falava comigo.
10 Então, perguntei: Senhor que farei? E o Senhor me disse: Levanta-te e vai a Damasco, onde se te dirá tudo o que te é ordenado fazer.
11 Como eu nada visse por causa do esplendor daquela luz, guiado pela mão dos que estavam comigo, cheguei a Damasco.
12 Um certo Ananias, varão piedoso conforme a lei, que tinha bom testemunho de todos os judeus que ali moravam,
13 vindo ter comigo, de pé ao meu lado, disse-me: Saulo, irmão, recobra a vista. Naquela mesma hora, recobrando a vista, eu o vi.
14 Disse ele: O Deus de nossos pais de antemão te designou para conhecer a sua vontade, ver o Justo e ouvir a voz da sua boca.
15 Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido.
16 Agora, por que te demoras? Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados, invocando o seu nome.
17 Aconteceu que, tendo eu voltado para Jerusalém, enquanto orava no templo, achei-me em êxtase,
18 e vi aquele que me dizia: Apressa-te e sai logo de Jerusalém; porque não receberão o teu testemunho acerca de mim.
19 Disse eu: Senhor, eles bem sabem que eu encarcerava e açoitava pelas sinagogas os que criam em ti.
20 E quando se derramava o sangue de Estêvão, tua testemunha, eu também estava presente, consentindo na sua morte e guardando as capas dos que o matavam.
21 Disse-me ele: Vai, porque eu te enviarei para longe, aos gentios.


Nos dias atuais, temos a grande responsabilidade de assumirmos uma postura de fé e testemunho diante de Deus e de todos os homens e mulheres que estão a nossa volta. Aceitar a Jesus implica em viver uma vida nova, vida diferente, mudada e transformada pelo poder de Deus. O meu testemunho é um sinal de que realmente sou filho/a de Deus. É consequência de uma vida que aceita a Jesus.

Comentários

  1. Testemunhar vai muito além de dizer aos outros que Deus faz, mas dizer ao próprio Deus que o crédito daquilo que recebemos vem Dele. É uma forma de adorar à Ele. Vamos adorá-lo sempre através de nossos testemunhos.

    Parabéns, e obrigado pela mensagem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Somos diferentes - Viver o cristianismo - Amar ao Senhor - 2 - Discipulado

O ouvinte