Biografia dos Profetas - Oseias (4)

Graça, Paz e Alegria!


Levando em conta o entendimento literal do relacionamento de Oseias com Gômer, entendemos que Deus usou a vida familiar de Oseias para ilustrar seu relacionamento com Israel. Nessa analogia, entendemos, Deus é o marido bom e justo, que ama sua esposa, no caso Israel. Apesar da bondade e compaixão de Deus, Israel se comporta como a esposa infiel de Oseias e se rebela contra seu marido.

É nesse contexto que Deus anuncia, na sequência da profecia de Oseias, que punirá o povo rebelde que violou Sua Aliança! Sua mensagem não apresentou apenas esse anúncio de julgamento e destruição de Israel, mas o profeta também proclamou a restauração do povo de Deus. Haveria punição, mas o Senhor não abandonaria seu povo definitivamente.

Por causa do eterno amor e da misericórdia de Deus, havia promessas de um futuro maravilhoso reservado para os que voltassem do exílio. Esse, já era definitivo, ia acontecer, mas logo haveria restauração. Deus mostra a misericórdia a seu povo tanto na punição (pois era o que definia a Lei) como em renovar sua Aliança e derramar bênçãos. 

Muito mais que apenas olhar para a "volta para casa" depois do exílio, podemos notar que tais promessas de bênçãos se cumprem plenamente em Jesus Cristo, que inaugurou a Nova Aliança!


Que Deus continue abençoando!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
http://www.ministeriocompartilhando.com.br

Para acompanhar as mensagens em áudio - https://anchor.fm/compartilhandonaweb ou pode pesquisar "Compartilhando Na Web" na plataforma de Podcast de sua preferência
 
Para acompanhar as mensagens com o texto na tela e lidas pelo pastor Ricardo - http://youtube.com/PrCacoBorba e procure a playlist "Mensagens em texto" e o dia da semana escolhido

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Somos diferentes - Viver o cristianismo - Amar ao Senhor - 2 - Discipulado

O ouvinte